top of page

Por que graxas endurecem?



Olá, bem-vindo novamente ao Dicas de Lubrificação, o seu periódico que visa ajudá-lo a obter melhores resultados em sua empresa, através da capacitação em lubrificação. Você já se deparou em alguma aplicação com o endurecimento de graxas dentro de rolamentos, ou as vezes até mesmo dentro da embalagem em que ela estava armazenada? O tema de hoje visa abordar os motivos e como podemos atuar para evitar essa dor de cabeça, que acaba por gerar perda de produtividade, desperdício de material, bem como sobrecarga nos equipamentos.


Imagem de um rolamento que apresentou problema de perda de graxa por lubrificação com volume excessivo de graxa



Geralmente, este endurecimento é causado pela separação do óleo e do espessante. Embora seja normal que pequenas quantidades de óleo eventualmente se desprendam do espessante, uma graxa com característica de separação de óleo em excesso pode endurecer prematuramente. Em alguns casos a razão pode estar em períodos de relubrificação acima daquele suportado pela graxa. A solução seria diminuir os intervalos, conforme a necessidade, por exemplo, de um ano para seis meses.

Em algumas aplicações, que envolvam graxas de alto custo ou em equipamento delicados, a montagem requer cuidados especiais


Outro fator que pode promover esta separação e no posterior endurecimento é a proximidade com pontos de temperatura elevada. Muitas vezes a temperatura está atrelada a algum fator de operação do equipamento, como pontos de aquecimento (em um forno, por exemplo), porém também pode ser provocada pela lubrificação com quantidade excessiva de graxa. Existem ainda outras causas que provocam altas temperaturas.


Qualquer que seja a causa do aquecimento, o calor pode levar o óleo ao seu ponto de ebulição e separa-lo do espessante, promover um desprendimento prematuro (através da redução da viscosidade), ou induzir o óleo básico à oxidação. Todos podem causar endurecimento da graxa no rolamento.


Em rolamentos de alta velocidade, elevadas forças centrífugas também podem causar a separação prematura entre óleo e espessante.


Graxas submetidas a altas pressões em sistema de lubrificação centralizada podem apresentar separação de óleo e conseqüente entupimento dos condutos, principalmente na presença de altas temperaturas.


Graxas podem ser usadas tanto para baixas e altas temperaturas na indústrias, ambos fatores que podem promover endurecimento



Um outro fator que pode contribuir para um aparente "endurecimento" da graxa é o aumento da viscosidade de seu óleo básico.


Razões para o aumento da viscosidade de um óleo:

  • Presumindo que não exista emulsão com água, podemos incluir entre as razões para o aumento da viscosidade de um óleo num sistema de circulação:

  • O óleo pode estar oxidado.

  • A pressão pode ter aumentado

  • A temperatura pode ter diminuído.

  • Possível contaminação por um fluido de viscosidade superior.

  • Perda de frações leves por evaporação, devido à altas temperaturas.

  • Contaminação por Glicol.

  • Contaminação por fuligem.


Sendo assim como podemos fazer para reduzir ao máximo a separação de óleo na graxa?


  • Verificar o fator de rotação da graxa, para rolamentos com alta velocidade

  • Verificar se a graxa é adequada para a temperatura de serviço do equipamento (tanto para altas quanto baixas temperaturas)

  • Verificar ainda se o período de relubrificação está adequado

  • Na hora de se retirar a graxa de sua embalagem, evitar a formação de buracos. Neles se cria uma zona de baixa pressão que facilita o escorrimento do óleo

  • Não lubrificar o rolamento, nem outros pontos com excesso de graxa. A quantidade idela deve ser sempre obedecida

  • Após retirar a quantidade desejada de graxa da embalagem, nivelar

Seguindo estes passos simples você conseguirá ganhos perceptíveis para sua produção.


Chegamos ao final de nossa quinta dica, onde apresentamos algumas razões para o endurecimento das graxas e como podemos evitar que isso ocorra. Esperamos ter ajudado a tirar algumas dúvidas. Fique à vontade para entrar em contato conosco, por telefone ou por e-mail, em caso de dúvidas, suporte técnico ou simplesmente para falar o que achou de nossa dica.


As informações acima são retiradas de publicações idôneas e de experiências práticas, contudo, não podemos oferecer garantias e/ou assumir responsabilidade por resultados, visto tratar-se de situações que exigirão análise do caso específico através do acompanhamento de especialista.


bottom of page