top of page

Identificação de graxa pela norma DIN 51825

Olá, bem-vindo novamente ao Dicas de Lubrificação, o seu periódico que visa ajudá-lo a obter melhores resultados em sua empresa, através da capacitação em lubrificação. Dando continuidade a nossa última dica, que buscava tratar de formas de identificar os lubrificantes, nesta dica trataremos da norma DIN 51825. Esta norma vista atender somente as necessidades de graxa, não sendo aplicada à óleos.


Em nossa última dica, mostramos algumas formas simples, viáveis e diretas de indicar o lubrificante correto a ser usado em cada equipamento, através do uso de etiquetas de identificação, tanto com o uso de cores ou com a informação do lubrificante dentro da etiqueta. Como falamos, aquela era uma técnica alternativa, já que existe uma norma internacional para identificar cada graxa. Essa norma será nosso tema de hoje.




A norma DIN 51825 nos oferece identificar uma determinada graxa, suas aplicações, formulação e características através do uso de siglas. Estas siglas podem ser etiquetadas nos equipamentos para que possam ser correlacionadas ao lubrificante com esta mesma sigla em seu código no sistema e na prateleira onde é armazenado. Apesar desta norma ser simples, o uso de cores para identificação dos lubrificantes ainda tem um impacto mais significativo, por ser mais direto e simples.


Vamos à regra:

Conforme pode ser observado, a norma relaciona a primeira letra ao elemento de máquina a ser lubrificado (K, G, OG, M). A segunda letra fala sobre informações adicionais (P= aditivação EP para altas cargas - F= lubrificantes sólidos como grafite e bissulfeto de molibidênio - E= éster, que permite limpeza e melhora algumas características da lubrificação).


O primeiro numeral diz respeito ao grau NLGI, que pode ser visto no quadro abaixo. A terceira letra nos remete à temperatura máxima de serviço e à resistência à água. O último número se refere à temperatura mínima de serviço, que no quadro acima é - 20 °C.


Chegamos ao final de nossa quarta dica, onde apresentamos algumas diretrizes para uma melhor organização da sala de lubrificação. Esperamos ter ajudado a tirar algumas dúvidas. Fique à vontade para entrar em contato conosco, por telefone ou por e-mail, em caso de dúvidas, suporte técnico ou simplesmente para falar o que achou de nossa dica.



bottom of page